RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Saiba mais sobre a nossa rede e navegue por centenas de destinos de viagem nos nossos blogs

Pedido para entrar na RBBV

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

Os novos critérios de admissão da RBBV entraram em vigor em agosto de 2017 e as mudanças visam garantir o padrão de qualidade entre os membros da rede e acompanhar mudanças no cenário online que envolve o trabalho dos blogueiros.

1. Características do Blog

Para participar da RBBV é obrigatório ter um blog de viagem escrito na língua portuguesa. Embora sejam aceitos blogs que tratem também de outros temas como gastronomia ou moda, a maioria dos posts precisa ser sobre viagens.

2. Periodicidade

O blog precisa estar no ar há pelo menos 1 ano e ter no mínimo 24 posts publicados. Também é obrigatório que durante os últimos 12 meses o blogueiro tenha mantido uma periodicidade de publicação no mínimo bimestral, considerando apenas posts dentro da linha editorial citada abaixo.

3. Linha Editorial

O conteúdo deve ser autêntico e exclusivo, baseado na experiência e visão pessoal do blogueiro, através de relatos e dicas de viagens. A divulgação eventual de releases e publieditoriais é permitida desde que este tipo de conteúdo não seja maioria dentro do blog.

4. Transparência

Para garantir a transparência com os leitores, os autores precisam estar claramente identificados no blog e os posts precisam exibir suas respectivas datas de postagem.

Todos os conteúdos de terceiros, seja um texto integral ou parcial, uma foto ou um vídeo, só podem ser publicados com a devida atribuição dos créditos e com a autorização do detentor dos direitos autorais.

No caso de publieditoriais, textos publicados em decorrência de uma viagem patrocinada ou mesmo frutos de uma parceria pontual, o blog precisa deixar claro para o leitor que existiu um benefício oferecido pela empresa ou parceiro em troca da experiência. Tal menção precisa fazer parte do texto de forma clara e com fonte igual ao restante do artigo.

O blog precisa respeitar as opiniões que os leitores enviam pelos comentários, não sendo permitido que o texto seja alterado de forma a distorcer seu ponto de vista. Comentários com propagandas, preconceituosos ou que propaguem o ódio podem ser apagados.

5. Perfil do Blogueiro

Apenas blogueiros brasileiros e maiores de 18 anos serão aceitos como membros da RBBV, o que não impede que o blog tenha integrantes de outras nacionalidades ou menores de idade em sua equipe.

É necessário que o blogueiro tenha um perfil no Facebook para participar das discussões no grupo fechado da RBBV.

NÃO SERÃO ACEITOS COMO MEMBROS DA RBBV

– Não serão aceitos membros que possuam APENAS páginas no Facebook, perfis no Instagram, Twitter e outras redes sociais ou mesmo canais no Youtube. A RBBV é uma rede de blogueiros de viagem e, mesmo que tenha paralelamente um trabalho em redes sociais, todos os membros precisam ter um blog de viagem que atenda aos critérios de admissão.

– Não serão aceitos membros que manipulam, alteram e/ou fraudam dados de acesso e estatísticas em seus relatórios e/ou midia kit, assim como os que compram seguidores em redes sociais. A transparência e veracidade dos números é fundamental para uma relação saudável e de longo prazo com o mercado.

– Não serão aceitos blogs que reproduzam sem autorização e sem os devidos créditos o conteúdo de terceiro, seja este textual (integral ou parcial), fotográfico ou audiovisual.

– Não serão aceitos blogs de empresas, órgãos governamentais ou portais de notícias, mesmo que o assunto principal seja viagens e turismo.

– Não serão aceitos blogs cujo conteúdo publicado é majoritariamente fotográfico, como os fotologs, nem conteúdos majoritariamente de vídeo, como os videologs. O conteúdo do blog de viagens precisa ser majoritariamente texto.

– Não serão aceitos blogs que enviam e-mails não solicitados aos seus leitores.

Não existe nenhuma taxa de adesão para entrar na RBBV, nem anuidade, nem nenhum tipo de cobrança.

DIRETRIZES DE CONDUTA DOS BLOGS MEMBROS DA RBBV:

    Relacionamento com os leitores

  • É obrigatório avisar quando se trata de publieditorial, escrevendo “post patrocinado” em fonte pelo menos do mesmo tamanho da fonte usada no texto.
  • Escrever post patrocinado apenas em uma tag (palavra-chave) ou categoria sem escrever no post não é aceitável. Post antigos devem ser corrigidos, caso a experiência tenha sido patrocinada de alguma forma.
  • É obrigatório avisar no post que a viagem é patrocinada, ou o passeio, ou a comida. Que fique claro para o leitor o que foi pago por uma empresa, quando isso acontecer.
  • Não mandar e-mail sem os leitores terem solicitado antes.
  • É proibido distorcer o comentário do leitor através de edição do comentário para fazer parecer que ele disse coisa diferente do que disse.
  • A RBBV considera boa prática que os blogs tenham um política própria de comentários acessível aos leitores, para que eles saibam se o blogueiro vai responder, o que o blogueiro considera spam e que tipo de comentário não é aceitável.
    Relacionamento com o Mercado

  • Não usar scripts para aumentar seguidores no twitter.
  • Não mentir números de acessos e resultados de promoções para as empresas.
    Relacionamento com os outros blogueiros e a rede

    1. Se um blog membro da RBBV publica um texto com informações erradas, publicidade escondida, sensacionalista ou mentirosa, é o dever de todos os membros:

    2. entrar em contato com o blogueiro diretamente informando do problema e pedindo correção/esclarecimento
    3. caso nao tenha resposta em 7 dias, repassar a reclamação para o grupo avaliar
    4. caso o blogueiro não queira fazer uma mudança, o grupo deve moderar a disputa
    5. se o grupo acredita que o blogueiro agiu de forma anti-ética propositalmente, o grupo pode decidir excluir o blogueiro da rede. Um grupo menor (Coordenação), para fins de administração, será criado contando com membros voluntários por um período determinado pelo grupo maior. O objetivo principal do grupo é ajudar a aplicar da melhor forma possível as diretrizes aprovadas pela RBBV, e esse grupo irá orientar os blogueiros da rede e avaliar casos de problemas e dúvidas.
  • Jamais usar conteúdo e/ou fotos de outros blogs/sites sem prévia autorização do outro blogueiro, a não ser que o site ou blog tenha uma licença específica permitindo a utilização. Boas práticas: é recomendável que, sempre que alguém citar outro blog em um post seu, colocar lá não só o nome mas o link para o outro blog.
  • É obrigatório colocar o selo da RBBV ou texto com link para o site da RBBV indicando que o blog é membro da RBBV.
  • Todos os membros da RBBV serão listados no site da RBBV na página de membros, independente de pedirem a criação de um login (p/ incluir seus links) para o site da RBBV ou não.
  • Será considerado boa prática que os blogs membros da RBBV incluam seus links de destinos visitados no site (www.rbbv.com.br).
    Falhas de conduta que estão sujeitas à remoção do Blog da Rede ocorrerão quando as ações de um membro da RBBV, em benefício de seu blog e/ou de projetos realizados ou apoiados por seu blog sejam caracterizados pelo grupo como:

  • Cópia ou plágio juridicamente comprovável
  • Representar indevidamente a Rede, ou seja, sem ser aprovado pela RBBV (pela coordenação e/ou por votação do grupo)

INSCRIÇÃO

Preenchendo o formulário abaixo pedindo para entrar na rede, você está concordando que se for aceito como membro da RBBV, vai cumprir todas as diretrizes acima.

Não sabe o que é RSS? Clique aqui
Enviando

Comentários fechados.

Ir para o topo